Processo Seletivo

MET-INFORMACAO - Logo MET 3

Informações gerais

O candidato ao Programa de Meteorologia Aplicada, antes de se inscrever no sistema online, deverá tomar conhecimento do Edital de Seleção que está disponível nesta página.

Os candidatos estrangeiros serão submetidos às mesmas normas do edital do processo seletivo vigente, com exceção daqueles que pleitearem e obtiverem carta de aceitação antecipada para submissão de pedido de bolsa de estudo junto ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Os candidatos que queiram solicitar carta de aceitação para pleitear bolsa de estudos devem tomar conhecimento do Manual PEC-PG e das chamadas em vigor das instituições de fomento para, então, enviar documentação (currículo, diploma, histórico e plano de trabalho) para o e-mail do Programa (met@ufv.br), informando sua intenção. Caso seja aceito, sua vaga estará garantida no próximo Edital a ser aberto. O candidato que obteve a carta de aceitação deverá se inscrever no sistema online para ter sua seleção garantida.

As inscrições são aceitas de acordo com a abertura dos editais que, geralmente, ocorrem de abril a maio (para início no 2º semestre) e agosto a setembro (para início no 1º semestre do ano seguinte).

As inscrições no processo seletivo deverão ser realizadas, via internet, no site https://www.gps.ufv.br/editais. Todas as informações relativas ao processo de inscrição, incluindo documentação, pagamento e demais procedimentos, estão disponíveis no endereço mencionado. Documentos necessários para a inscrição:

  • Cópia do diploma, ou declaração de conclusão do curso de Graduação, ou declaração de possível formando até a data da matrícula na UFV.
  • Cópia do diploma, ou declaração de conclusão do curso de Mestrado, ou declaração do orientador atestando que a defesa ocorrerá até a data da matrícula.
  • Cópia do histórico escolar da Graduação, especificando o sistema de avaliação.
  • Cópia do histórico escolar do Mestrado, especificando o sistema de avaliação.
  • Curriculum vitae.
  • Foto 3×4.
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF.
  • Cópia do documento de Serviço Militar.
  • Cópia do Título de Eleitor.

A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação do currículo e do plano de trabalho, conforme disposto no edital divulgado pelo Programa.

O currículo deverá ser apresentado no formato Lattes, acompanhado do modelo padronizado de avaliação do currículo, que deverá ser preenchido conforme o disposto no Edital do Processo Seletivo vigente que estabelece os critérios de pontuação para avaliação curricular. Somente deverão ser comprovadas as atividades relacionadas no modelo de avaliação. As indicações dos documentos constantes do modelo de avaliação deverão estar conforme a documentação comprobatória (modelo de identificação dos documentos). Toda a documentação deverá ser escaneada e inserida no sistema de inscrição. Os currículos que não estiverem acompanhados do modelo de avaliação preenchido e pontuado não serão analisados. As pontuações serão conferidas pela Comissão Coordenadora.

A classificação no processo seletivo terá por base o somatório da pontuação dos itens avaliados no currículo. O resultado da classificação será divulgado por e-mail e/ou no site do Programa, conforme o calendário constante do Edital. Após a divulgação do resultado, os candidatos que não concordarem com suas notas terão 24 (vinte e quatro) horas para se manifestarem e solicitarem revisão. Só serão aceitas revisões solicitadas pelos próprios candidatos.

Após a divulgação da classificação final revisada, os processos serão encaminhados aos orientadores para análise e manifestação de interesse pelos candidatos, com base no Plano de Trabalho proposto e no atendimento à exigência do perfil exigido na vaga ofertada.

A avaliação do Plano de Trabalho é eliminatória no processo seletivo. A proposta do Plano de Trabalho deverá ser apresentada de forma clara e objetiva e estar coerente com as linhas de pesquisa e com os temas descritos no Edital. A proposta deve ser concisa sem ser omissa e deverá ter de 3 a 5 páginas, no máximo. A proposta terá avaliação objetiva feita pelo orientador responsável, sendo avaliada como apta ou não à vaga ofertada.

A seleção final será homologada pela Comissão Coordenadora do Programa e seguirá estritamente as normas estabelecidas no Edital vigente.

Não haverá obrigatoriedade de preenchimento das vagas oferecidas.

O Programa se compromete a conceder bolsa a todos os estudantes selecionados (aptos a recebê-la), assumindo a existência da disponibilidade de cotas das agências financiadoras. A concessão da bolsa implica tempo integral e dedicação exclusiva ao Programa e residência obrigatória em Viçosa, MG,  salvo durante a realização da pesquisa em outro local.

Candidatos aprovados, cujo orientador forneça bolsa proveniente de projeto de pesquisa, ou candidatos que consigam sua própria bolsa de estudos, externa à cota do Programa, podem ingressar, independentemente da classificação, desde que a bolsa seja suficiente para toda a duração do curso.

Os resultados do processo seletivo serão divulgados por e-mail e/ou no site do Programa.

Possíveis recursos poderão ser solicitados segundo o que especifica e trata o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu e o Regimento Geral da UFV. Não serão aceitos recursos por descumprimento das normas do Edital vigente por parte do estudante ou por falta de documentação comprobatória.

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das condições estabelecidas no Edital e dos critérios de seleção específicos deste Programa, às quais não poderá alegar desconhecimento.

As inscrições que apresentarem erro de preenchimento ou ausência de documentação obrigatória não serão homologadas pelo Programa.

Procedimento para isenção da taxa de inscrição

O candidato interessado no desconto/isenção da taxa de inscrição no processo seletivo dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) deve atender ao disposto no Decreto n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008 (baixa renda) ou na Lei n.º 13.656, de 30 de abril de 2018 (doador de medula óssea). A isenção deverá ser realizada pelo sistema de inscrição, anexando os comprovantes necessários e, em seguida, informar ao Programa por e-mail (met@ufv.br) que está solicitando a isenção.. O candidato deverá estar atento ao prazo máximo para solicitação da isenção que será divulgado no Edital.

Modelo padronizado de avaliação de currículos

Modelo padronizado de avaliação do currículo

Modelo de proposta de trabalho

Plano de trabalho

Ações Afirmativas

Ações Afirmativas para a Pós-Graduação

Autodeclaração étnico racial

Formulário para laudo médico

Tutoriais

2 opções de acesso remoto ao Periódicos CAPES

5 passos para saber o Fator de Impacto de uma revista

Tutorial de utilização do sistema para a prova online

Editais

Edital 2015-2

Edital 2015-2 (DS aditivo)

Edital 2016-1

Edital 2016-1 Retificado

Edital 2016-2

Edital 2016-2 Retificado

Edital 2017-1

Edital 2017-2

Edital 2018-1

Edital 2018-2

Edital 2018-2 Retificado

Edital 2019-1

Edital 2019-1 Retificado1

Edital 2019-1 Retificado2

Edital 2019-2

Edital 2019-2 Retificado

Edital 2020-1

Edital 2020-1 Retificado

Edital 2020-2

Edital 2021-1 (Mestrado)

Edital 2021-1 (Doutorado)

Edital 2021-1 (Doutorado em Fluxo Contínuo)

Edital 2021-2

Edital 2021-2 (Doutorado em Fluxo Contínuo)

Edital 2022-1

Edital 2022-1 (Doutorado em Fluxo Contínuo)

Edital 2022-1 (Doutorado em Fluxo Contínuo) Retificado

Edital 2022-2

Edital 2022-2 Retificado

Edital 2023-1

Edital 2023-2

Edital 2024-1

Edital 2024-2

Edital 2024-2 Retificado

Edital 2025-1


Endereço

Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada

Departamento de Engenharia Agrícola – Sala 107
Universidade Federal de Viçosa
36570-900 – Viçosa – MG
Fone: (31) 3612-4006, 3612-4001 e 3612-4002
WhatsApp: (31) 98816-4050
met@ufv.br

Última Atualização: 05/10/2023 – 07:51

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados