Grupos de Pesquisa
Os Grupos de Pesquisa liderados pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada são:
INTERAÇÃO CLIMÁTICA (InteraC)
http://www.interac.ufv.br
O Grupo de Pesquisa em Interação Climática (InteraC), liderado pelo professor Flávio Barbosa Justino, tem, ao longo dos últimos 15 anos, realizado pesquisas que focam no entendimento do clima e suas mudanças ao longo de eras glaciais, no período atual e suas perspectivas futuras. Seu objetivo é compreender os processos ambientais e suas relações com a variabilidade e as mudanças climáticas em épocas passadas, atuais e futuras, nas mais diversas escalas de tempo. O entendimento de climas polares e sua interação com processos tropicais, por meio da relação oceano/atmosfera, tem sido frequentemente estudado pelo InteraC resultando em diversas dissertações, teses e artigos científicos. Temas de extrema relevância como períodos passados quentes têm também sido explorados na busca por respostas para potenciais consequências do aquecimento global contemporâneo causado por atividades humanas. Mais recentemente, o grupo InteraC tem focado em processos que envolvem clima e agricultura, buscando analisar problemas relacionados aos eventos extremos de tempo e clima, como parte do programa das Nações Unidas na Comissão de Tempo, Clima, Água e Serviços e Aplicações Relacionados a Questões Ambientais (SERCOM).
CLIMATOLOGIA APLICADA (CLIMAP)
https://climap.ufv.br/
O Grupo de Pesquisas em Climatologia Aplicada, liderado pela professora Gabrielle Ferreira Pires, iniciou suas atividades no início do ano de 2017, visando estudar as diversas relações entre o clima e a superfície terrestre, especialmente as florestas naturais, a agricultura e os ambientes urbanos. Nossas pesquisas se baseiam em informações advindas de diversas fontes de dados, como medições em campo de variáveis agrometeorológicas, estações de superfície, sensoriamento remoto, censos e modelos computacionais. Os resultados de nossas pesquisas possuem abrangência e impacto regional e nacional, com relevância para a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento sustentável. Nossos pesquisadores recebem auxílio de diferentes instituições de fomento, como CNPq, CAPES e Fapemig.
INTERAÇÕES ATMOSFERA-BIOSFERA
www.biosfera.dea.ufv.br
O Grupo de Pesquisa em Interações Atmosfera-Biosfera da Universidade Federal de Viçosa, liderado pelo professor Marcos Heil Costa, é atualmente um dos líderes mundiais acadêmicos para a análise integrada das consequências climáticas, hidrológicas e ecológicas da expansão agrícola na Amazônia e região central do Brasil, com mais de 80 trabalhos publicados sobre o assunto. O grupo de pesquisa iniciou suas atividades no final da década de 1990 com financiamento de base pelo programa NASA LBA. Nos últimos 16 anos, o grupo de pesquisa recebeu financiamento regular das principais agências de fomento no Brasil (CNPq, CAPES, FINEP e FAPEMIG), bem como doações, contratos e subcontratos de instituições norte-americanas, como a NASA, NSF e GBMF, e organizações internacionais como o Banco Mundial.
CENTRO INTEGRADO DE METEOROLOGIA AGRÍCOLA E FLORESTAL (CIMAF)
www.ufac.br/cimaf
O Grupo CIMAF, fundado em dezembro de 2023 e liderado pelo professor Rafael Coll Delgado, desenvolve pesquisas voltadas para a sustentabilidade ambiental na Amazônia com ênfase nos setores agrícola e florestal. Suas áreas de interesse incluem o monitoramento de incêndios florestais, carbono, uso da água, dendroclimatologia, estações meteorológicas de baixo custo, redes de torres micrometeorológicas, sensoriamento remoto ambiental, tanto orbital quanto suborbital, em escalas micro, macro e planetária, além de estudos sobre solos agrícolas e florestais. O principal objetivo do grupo é compreender a vulnerabilidade e adaptação das culturas agrícolas e florestais frente às mudanças climáticas na Amazônia. Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, o CIMAF atua em diversas linhas de pesquisa para enfrentar os desafios ambientais da região.